RISCO CIRÚRGICO

🔺 O principal objetivo da avaliação cardiológica antes de uma cirurgia é diminuir as possibilidades de complicações por doenças cardiovasculares no período peri-operatório, seja a cirurgia de pequeno, médio ou grande porte. 

🔺 Em situações de urgência ou emergência, com o paciente em risco de morte, a cirurgia deverá ser realizada independente da condição cardiológica. Nas situações estáveis, fora do contexto emergencial, o paciente deve sempre passar por uma avaliação cardiológica programada antes da cirurgia.

🔺 Diversas vezes, em avaliações cardiológicas rotineiras, temos a oportunidade de descobrir situações clínicas que se tratadas adequadamente podem diminuir o risco de um procedimento cirúrgico. Existem casos inclusive onde há necessidade de se postergar por algum tempo a realização da cirurgia até o adequado controle da patologia cardíaca.

🔺 Há uma série de outras condições clínicas que devem ser controladas antes da cirurgia para que esta possa transcorrer da melhor forma possível. Todo procedimento cirúrgico traz consigo os riscos inerentes ao próprio procedimento e estes por si só já bastam.  A simples realização de um Eletrocardiograma, um Ecocardiograma e um Teste Ergométrico podem revelar patologias cardíacas que poderão interferir e aumentar o risco da cirurgia.
✨ DICAS PARA MANTER SUA PRESSÃO CONTROLADA

✔️ Meça regularmente sua pressão, pelo menos 1 vez ao ano faça sua avaliação médica;
✔️ Mexa-se, não fique parado! A atividade física que você se identifica faz muito bem para seu coração, inclua em sua rotina;
✔️ Controle seu peso e sua alimentação, prefira alimentos frescos, sem frituras, sem excesso de sal, comida saudável de verdade, sem modismos;
✔️ Abandone álcool e o cigarro, se preciso procure ajuda;
✔️ Evite o stress, fique perto de quem o faz bem, faça atividades que você goste e lhe dê prazer, perdoe, ame, seja feliz!

❌ Não se esqueça de procurar um médico para que tudo seja feito com orientação adequada.

⚠️ HIPERTENSÃO PULMONAR


➖ A hipertensão pulmonar é uma condição em que a pressão arterial é anormalmente alta nas artérias dos pulmões. Esse problema, além disso, costuma sobrecarregar o lado direito do coração, podendo levar a complicações mais graves de saúde.


➖ Existem vários mecanismos causadores da hipertensão pulmonar. Sendo a insuficiência cardíaca esquerda uma das causas mais comuns. Além de outras doenças de insuficiência cardíaca. O principal sintoma percebido em pessoas com hipertensão é a falta de ar quando realizam esforço. O que tende a se intensificar com o tempo com relação a cada vez menores atividades.


➖ Normalmente o diagnóstico da hipertensão pulmonar é realizado através de avaliação médica, cateterismo cardíaco, radiografias do tórax, ecocardiogramas e eletrocardiogramas. Enquanto a radiografia do tórax revela uma possível expansão na artéria pulmonar, o ecocardiograma e eletrocardiograma detectam alterações no lado direito do coração. Se percebido que a pressão está elevada, exames mais profundos serão pedidos, como o cateterismo cardíaco.


➖ Geralmente, o uso de medicamentos é o método de tratamento mais indicado pelos médicos. Além disso, alguns pacientes devem fazer uso de anticoagulantes para reduzir o risco de coágulos de sangue nas veias das pernas e artérias pulmonares, prevenindo a trombose.



✔️ ARTERIOESCLEROSE

➖ A Arterioesclerose é caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das artérias que levam oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo. Isso acontece pelo acúmulo de gordura saturada, colesterol e outras substâncias. Assim o fluxo de sangue fica prejudicado, provocando dores no peito, fadiga e fraqueza muscular, além de outros sintomas.

➖ Essa doença do coração é mais associada ao envelhecimento, uma vez que a gordura acumula progressivamente. Fatores como histórico familiar, colesterol alto, hipertensão e diabetes podem influenciar bastante.


➖ Massagem Relaxante 

✔️ A massagem relaxante gera inúmeros benefícios para o organismo como um todo, tanto ao corpo como à mente. Trata-se de manobras especializadas empregadas no músculo, conferindo ao indivíduo relaxamento e alívio muscular. Além de produzir efeitos nos sistemas muscular e nervoso, essa massagem age com eficácia nos sistemas linfático, circulatório e respiratório.

✔️ Em outras palavras, a massoterapia relaxante é uma técnica que auxilia no tratamento de dores musculares, contorções, luxações, edemas, distúrbios sexuais e nervosos, fadiga, estresse, entre outros efeitos terapêuticos.

✔️ Em suma, a massoterapia relaxante gera a redução da ansiedade; alivia o estresse; melhora a concentração; ajuda no apetite; combate a insônia; combate a depressão; ajuda a circulação sanguínea; estimula o sistema linfático; diminui a tensão; alivia a dor muscular; elimina as toxinas do organismo.

 
➖ DOENÇAS CARDIOVASCULARES 

✔️ Doenças cardiovasculares são distúrbios que atingem o coração e/ou os vasos sanguíneos, provocando sérias complicações à saúde do coração e do corpo como um todo. Grande parte dessas doenças é resultado de problemas crônicos, que se desenvolvem com o tempo. As principais doenças cardiovasculares são:
▪️ Infarto;
▪️ AVC;
▪️ Arritmias cardíacas;
▪️ Parada cardiorrespiratória;
▪️ Trombose venosa profunda e embolia pulmonar;
▪️ Insuficiência cardíaca, entre outras.
✔️ Essas patologias cardíacas afetam, geralmente, mais homens que mulheres, com idade acima dos 50 anos. A possibilidade de desenvolvê-las é maior em pessoas que apresentam alguns fatores de risco, como colesterol alto, diabetes, pressão alta, entre outros.
✔️ O nível alto de estresse e alguns maus hábitos de vida, como o fumo, o sedentarismo, a obesidade, podem também desencadear doenças do coração. Por conta disso, é possível, em grande parte dos casos, prevenir tais doenças.
➖ INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ❤️

✔️ Insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, ocorre quando seu coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo. Como resultado, fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos por todo o corpo.
✔️ Sintomas de insuficiência cardíaca não são sempre óbvios. Algumas pessoas em fases muito iniciais da insuficiência cardíaca podem não ter sintoma algum. Outras podem ignorar os sintomas como cansaço ou falta de ar, considerando sinais de envelhecimento.
✔️ Às vezes, no entanto, os sintomas de insuficiência cardíaca são mais evidentes. Por causa da incapacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente e fornecer a seus órgãos (como os rins e o cérebro), você pode experimentar uma série de sintomas, incluindo:
➖ Falta de ar
➖ Inchaço dos pés e pernas
➖ Falta de energia, sensação de cansaço
➖ Dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios
➖ Abdômen inchado ou mole, perda de apetite
➖ Tosse com muco "espumoso" ou catarro
➖ Aumento da micção durante a noite
➖ Confusão
➖ Memória prejudicada

⚠️ O QUE É ACUPUNTURA E PARA QUE SERVE
-
➖ A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e tratar problemas emocionais e doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca e artrite.
-
➖ O objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados.
-
➖A acupuntura utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como:
✔️ Problemas na boca: dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
✔️ Doenças respiratórias: sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
✔️ Doenças oftalmológicas: conjuntivite e catarata;
✔️ Problemas neurológicos: dor de cabeça ou enxaqueca;
✔️ Problemas gastrointestinais: excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal e prisão de ventre;
✔️ Problemas ortopédicos: dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
✔️ Distúrbios de sono: insônia e agitação.
➡️ Fisioterapia após AVC
-
➖ Após um AVC, a pessoa precisa fazer uma série de processos de reabilitação, para acelerar a recuperação e diminuir as sequelas. A fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos, para que a pessoa consiga recuperar ou manter os movimentos do corpo, melhorando a sua qualidade de vida.
-
➖ O  principal objetivo é devolver a capacidade motora e fazer com que o paciente seja capaz de realizar suas atividades da vida diária sozinho, sem necessitar de um cuidador. As sessões de fisioterapia devem começar o quanto antes, ainda no hospital e deve ser realizada preferencialmente todos os dias, pois quanto mais rápido o paciente for estimulado, mais rápida será a sua recuperação.
-
➖ A fisioterapia pode conseguir muitos benefícios, como: melhorar a aparência do rosto, deixando mais simétrico; aumentar a movimentação dos braços e pernas; facilitar o andar e tornar o indivíduo mais independente nas suas atividades diárias, como pentear o cabelo, cozinhar e se vestir, por exemplo.
⚠️ Angioplastia Coronariana
-
➖ A angioplastia coronariana é um procedimento cirúrgico minimamente  invasivo do coração, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de catéteres  e próteses endovasculares, que realizam a desobstrução das artérias coronárias. 
-
➖ Este processo permite que as artérias coronárias voltem ao seu funcionamento regular, possibilitando que o coração receba maior fluxo de sangue e continue trabalhando normalmente.
-
➖ A angioplastia coronária é indicada quando o cateterismo cardíaco detecta a presença de obstruções nas artérias coronárias que, em função da gravidade ou da localização, não conseguem ser tratadas com medicamento.
⚠️ Doenças causadas pelo estresse 💆🏻‍♀️
-
➖ As alterações hormonais provocadas pelo estresse são até boas, desde que em pequenas quantidades. Nosso corpo é preparado para receber pequenas doses de estresse, pois isso contribui para equilibrar as funções orgânicas e para enfrentar diversos problemas do dia a dia. 
-
➖O problema está nos casos crônicos, ou seja, quando o organismo está sujeito a doses de estresse constantemente. A sucessão de eventos de estresse pode provocar sérios problemas de saúde, pois essas alterações hormonais aumentam a tensão muscular, aceleram a pressão e os batimentos cardíacos, causam problemas gastrointestinais, e podem até afetar o funcionamento de diversos órgãos do corpo, por exemplo.
-
➖ Mas o estresse excessivo também pode causar uma série de doenças. E como ele é um problema cada vez mais presente na nossa sociedade, reconhecer estas doenças causadas pelo estresse é fundamental para identificar os sintomas e realizar os tratamentos adequados o quanto antes.

➡️ ANSIEDADE E ACUPUNTURA 💆🏻‍♀️💆🏻‍♂️
-
➖ Não só para a dor, a acupuntura é uma forma natural para tratar a ansiedade. Depressão, transtornos de ansiedade e até dependência química encontram na prática da acupuntura uma via alternativa para o cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.
-
➖ Diversos estudos têm mostrado que a acupuntura é uma terapia valiosa. Ela age como auxiliar dos tratamentos convencionais com antidepressivos e psicoterapia, aliviando significativamente o sofrimento de quem convive com distúrbios e transtornos de saúde mental.







▶️ Hipoglicemia e Hiperglicemia
-
▪️ A hipoglicemia é a baixa de açúcar no sangue e pode acontecer quando a pessoa não se alimenta em quantidade suficiente, atividade física intensa, ou o mais comum no caso dos diabéticos: usa medicamento que diminui a glicemia no sangue ou insulina de maneira errada. A hiperglicemia, por sua vez, é o extremo oposto dessa condição, ou seja, ela acontece quando há muito açúcar (glicose) no sangue.
-
⚠️ Sinais e Sintomas de Hiperglicemia: boca seca e muita sede; fome excessiva; vontade frequente de fazer xixi; cansaço (fadiga extrema); dor de cabeça; visão embaçada; sonolência; dificuldade para respirar.
-
⚠️ Sinais e Sintomas de Hipoglicemia: fome; suor excessivo; palpitações; tontura; dor de cabeça; fala arrastada; tremores; fadiga; fraqueza; incapacidade de pensar claramente; confusão mental, visão borrada, convulsões e coma também podem em acontecer em casos muito graves.
-
▪️Para evitar tanto os quadros de hiperglicemia quanto os de hipoglicemia, é importante seguir as orientações médicas para que o remédio seja tomado nos horários corretos e com a frequência ideal.
▶️ RADIOFREQUENCIA 😍
-
➖ A radiofrequência é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto ou do corpo, sendo muito eficaz. Um fisioterapeuta especialista poderá avaliar pessoalmente a pessoa e indicar os locais mais indicados para serem tratados com a radiofrequência.
-
✔️ A radiofrequência é um excelente tratamento estético que pode ser indicado para: diminuir as rugas; melhorar a aparência da pele; melhorar a qualidade do colágeno e da elastina; reorganizar as fibras de colágeno e elastina; melhorar a microcirculação; melhorar a hidratação da pele; aumentar a oxigenação; acelerar a eliminação de toxinas; reduzir celulite; combater estrias e fibroses; melhorar a aparência das cicatrizes; combater a gordura localizada na barriga, culote, flancos, braços, papada; combater a flacidez em qualquer área do corpo; combater a celulite por melhorar a firmeza da pele e queimar a gordura local.
➡️ AUMENTO DO ÁTRIO ESQUERDO 
-
✔️ O átrio esquerdo é uma das quatro câmaras no coração e está localizado no lado superior esquerdo. As câmaras inferiores são conhecidas como ventrículos. O lado direito do coração é responsável por bombear sangue para os pulmões para coletar oxigênio em um processo chamado oxigenação, enquanto o lado esquerdo bombeia sangue para o resto do corpo.
-
✔️ Vários problemas cardíacos podem causar inchaço no átrio esquerdo. Quando isso acontece, é chamado de aumento do átrio esquerdo. Está ligado a várias condições, incluindo fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.
-
✔️ As condições que podem causar aumento do átrio esquerdo incluem: pressão alta; problemas com a válvula mitral; disfunção do ventrículo esquerdo; fibrilação atrial; derrame e insuficiência cardíaca.
-
✔️ O tratamento das condições cardíacas associadas ao aumento do átrio esquerdo pode variar de simples mudanças no estilo de vida até a cirurgia, por isso é essencial receber um diagnóstico adequado.

▶️ COLESTEROL ❤️
-
➖ O Colesterol é um tipo de gordura produzida em nosso organismo que tem o papel vital de manter as células funcionando, de produzir hormônios e vitamina D. Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.
-
➖ Cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto. Entre os jovens, de 12 a 17 anos, a taxa é de 20%.
-
➖ Tipos de Colesterol:
✔️ HDL – O colesterol bom: Faz bem para o coração. Carrega o colesterol das suas artérias para o seu fígado.
✔️ LDL – O colesterol ruim: Faz mal ao coração.  Carrega o colesterol do fígado para os tecidos e pode se acumular nas artérias.
-
➖ O colesterol está presente apenas nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol.
-
➖ Outras causas de aumento do nível do colesterol, são: cigarro; bebidas alcóolicas; idade; diabetes; etnia e condições hereditárias. 
 
➖ AURICULOTERAPIA 👂🏻
-
▪️ A auriculoterapia usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios. 
-
▪️ Esta técnica trata e previne doenças, com o estímulo de certos pontos do ouvido com agulhas. Os pontos auriculares são utilizados associados aos pontos convencionais para tratamento da dor.
-
⚠️ Indicações: 👇🏻
✔️ A auriculoterapia é particularmente indicada para tratar dores no corpo inteiro, como osteoartrite, lombalgia, neuralgia, ciática, cervicalgia, enxaquecas, bem como dores no ombro e no joelho. Esta prática resulta na liberação de endorfinas, que são hormônios com a capacidade de aumentar a resistência à dor;
✔️ Reduzir o estresse e a ansiedade;
✔️ Para melhorar os sintomas da constipação (como na síndrome do intestino irritável);Para reduzir os distúrbios do sono e tratar insônia: a auriculoterapia pode ser um complemento para aumentar a duração do sono e melhorar sua qualidade;
✔️ Também é indicada para depressões e vícios transitórios (tabaco, álcool).




❌ DERRAME PERICÁRDICO ❤️
-
✔️ O derrame pericárdico corresponde ao acúmulo de sangue ou líquidos na membrana que envolve o coração, o pericárdio, resultando no tamponamento cardíaco, o que interfere diretamente no fluxo de sangue para os órgãos e tecidos.
-
✔️ Essa situação é, na maioria das vezes, consequência da inflamação do pericárdio, conhecida como pericardite, que pode ser causada por infecções bacterianas ou virais, doenças autoimunes e alterações cardiovasculares. 
-
✔️ Os sintomas do derrame estão relacionados com a alteração no fornecimento de sangue e oxigênio para o corpo, o que pode resultar em: dificuldade para respirar; piora do cansaço, quando em posição deitada; dor no peito, geralmente atrás do esterno ou no lado esquerdo do peito; tosse; febre baixa e aumento da frequência cardíaca. 
-
✔️ O derrame pericárdico tem cura quando é diagnóstico e feito logo assim que surgem os sintomas e o tratamento é iniciado logo em seguida de acordo com as orientações do cardiologista.
-
✅ Agende sua consulta ⬇️
https://www.doctoralia.com.br/eduardo-antonio-cotias-de-oliveira/cardiologista-medico-clinico-geral/guacui

✖️ Disfunções do assoalho pélvico e Biofeedback 🚻
-
▶️ A disfunção do assoalho pélvico consiste em uma ampla gama de problemas que surgem quando a musculatura do assoalho pélvico não funciona adequadamente.
-
▶️ Os músculos desta região devem apoiar os vários órgãos localizados na cavidade pélvica, como bexiga, próstata, reto e órgãos reprodutivos femininos. Além disso, também estão relacionados com o funcionamento dos esfíncteres urinários e anal. Deste modo, alterações na musculatura pélvica podem resultar em disfunções urinária e intestinal.
-
▶️ As manifestações clínicas que podem aparecer quando há disfunção do assoalho pélvico envolvem: 
constipação; sensação de esvaziamento incompleto do reto; prolapso dos órgãos pélvicos; incontinência urinária; disfunção sexual e Dores crônicas.
-
▶️ O tratamento pode ser feito de diferentes formas, sendo uma delas  o Biofeedback.  
-
▶️ O Biofeedback consiste na terapia mais comum no tratamento da disfunção do assoalho pélvico. Este é realizado com o auxílio de um fisioterapeuta, não é doloroso, e é eficaz em aproximadamente 75% dos casos.
-
❌ Agende sua avaliação: 👇🏻

❌ REGURGITAÇÃO MITRAL ❤️💙
-
❎ A Regurgitação Mitral, também chamada por insuficiência Mitral, é uma doença provocada pela alteração da função da válvula mitral no coração. 
-
❎ Ocorre quando a Válvula Mitral, responsável para manter o fluxo sanguíneo em uma única direção, não se fecha completamente e o sangue começa a regurgitar, ou seja, voltar no lado esquerdo do coração. 
-
❎ A regurgitação pode acontecer em vários níveis e, quando é leve, pode até mesmo ser assintomática e passar despercebida. Porém, se a insuficiência da válvula for mais grave, os danos ao organismo podem ser mais graves, causando complicações sistêmicas.
-
❎ Os principais sintomas associados a essa doença são: dificuldade respiratória arritmia cardíaca, palpitações, sintomas de parada cardíaca, dor no peito, tonturas, cansaço excessivo, sensação de aperto no peito, dormência, alterações no sono, sintomas de ansiedade e ataques de pânico.
-
✅ Agende sua consulta ⬇️
https://www.doctoralia.com.br/eduardo-antonio-cotias-de-oliveira/cardiologista-medico-clinico-geral/guacui
➡️ Síndrome Do Trato Iliotibial 🏃🏻🚴🏻
-
✖️ O trato iliotibial é uma banda de tecido fibroso localizada na parte lateral da coxa estendendo-se até a tíbia que também serve como ponto de inserção de importantes músculos do quadril.
-
▪️ A síndrome do trato iliotibial (TIT) consiste em uma dor aguda incidente, principalmente em praticantes de atividade física cujo gestual esportivo envolve flexões repetidas dos joelhos. Essa síndrome está comumente associada a sobrecarga no TIT durante atividades físicas como corrida, caminhadas, ciclismo e futebol.
-
✔️ O início da síndrome do trato iliotibial é manifestado como dor na face lateral do joelho que apresenta piora com a realização de esforços físicos repetitivos. Outros sintomas incluem hipersensibilidade na extremidade distal e lateral do fêmur (próximo ao joelho) e dor em queimação durante a palpação.
-
❎ O tratamento desta patologia é baseado no controle da dor abordando condutas fisioterapêuticas analgésicas como gelo (crioterapia), técnicas de alongamento e liberação miofascial, ganho de força muscular para aumentar a capacidade de absorção de cargas de forma ativa e distribuir as cargas reduzindo a sobrecarga local. 

⚠️⚠️ DIABETES❕❕
-
➡️ Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
-
➡️ De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
-
➡️ A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
-
➡️ Fatores de risco para desenvolver o diabetes:
✔️ Diagnóstico de pré-diabetes;
✔️ Pressão alta;
✔️ Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;
✔️ Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura;
✔️ Pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes;
✔️ Doenças renais crônicas;
✔️ Mulher que deu à luz criança com mais de 4kg;
✔️ Diabetes gestacional;
✔️ Síndrome de ovários policísticos;
✔️ Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos - esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;
✔️ Apneia do sono;
✔️ Uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides.


❌❌ LESÕES MUSCULARES ‼️
-
⚠️ O principal motivo de afastamento das atividades físicas da maioria das pessoas são as lesões musculares, seja na prática da musculação ou nos esportes. Isso acontece na maioria das vezes por falta de uma alongamento ou esforço físico exagerado, e pode atingir desde amadores a profissionais.
-
▶️ Sintomas de lesões musculares
✔️ Pontada de dor fina, bem localizada no meio do músculo;
✔️ Dor ao caminhar, correr, levantar peso ou fazer determinado movimento;
✔️ Pode ter algum inchaço no local;
✔️ Hematoma na região;
✔️ Nos casos graves, dor súbita que geralmente envolve ruptura de tendão;
✔️ Nos casos graves, pode ser visível a separação muscular da pele;
-
▶️ Tratamentos de lesões musculares
✔️ Descanso;
✔️ Gelo;
✔️ Compressão;
✔️ Elevação;
✔️ Uso de analgésicos ou anti-inflamatórios;
✔️ Alongamentos, massagens, aplicação de ultrassom, fortalecimento muscular com exercícios específicos na fisioterapia, hidroginástica ou outra atividade; dentre outros exercícios terapêuticos.


INVERNO, A MELHOR ÉPOCA PARA FAZER DEPILAÇÃO A LASER ❄️❄️
-
✅ A depilação a laser pode ser feita em qualquer época, mas no inverno, as condições são ainda mais propícias. Isso porque, o ideal é que a pele não esteja bronzeada durante as sessões, pois ela estará menos sensível e os pelos mais visíveis. Quanto maior a diferença de cor entre a pele e os pelos, mais fácil é para a máquina identificá-los.
-
✅ Com as baixas temperaturas do inverno, as pessoas usam roupas que cobrem mais o corpo, ficando menos expostas aos raios solares. Isso é indispensável para a recuperação da pele após o procedimento. Ao iniciar a depilação a laser é necessário evitar o sol. Aproximadamente 15 dias antes e depois do tratamento, sendo assim, o inverno é a época ideal para a aplicação.


➡️➡️ HIPERTENSÃO ARTERIAL ⬅️⬅️
-
✔️ Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial é a elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias. 
-
✔️ Causada principalmente pelo consumo excessivo de álcool e cigarro, sedentarismo e excesso de peso.
-
✔️ Apesar do fácil acesso a equipamentos de medição de pressão, o diagnóstico e as orientações de tratamento devem ser sempre feitos pelo médico, que é habilitado para identificar o grau da hipertensão e outros fatores associados que devem ser considerados para tratar as alterações de pressão.
-
✔️ Quando não ou mal tratada, a hipertensão pode trazer sérios riscos à saúde, afetando órgãos importantes.
-
✔️ Por isso, o controle dos níveis de pressão arterial e a adoção de hábitos saudáveis – alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, cessação do tabagismo e redução do consumo de álcool-, são fundamentais para a saúde.
-
❌❌ Agende sua consulta cardiológica 👇🏻
https://www.doctoralia.com.br/eduardo-antonio-cotias-de-oliveira/cardiologista-medico-clinico-geral/guacui
-
#cardiologia #clínicasaúdeok #saude #hipertensão 
-
Fonte: https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/hipertensao-arterial-ou-pressao-alta

⚠️⚠️ INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ⚠️⚠️
-
✅ A insuficiência cardíaca é caracterizada pela dificuldade do coração em bombear o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna e o inchaço nas pernas ao final do dia, já que o oxigênio presente no sangue não consegue chegar aos órgãos e tecidos.
-
✅ É mais comum de acontecer em pessoas que possuem pressão alta, já que nesses casos o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue. Além disso, a insuficiência pode acontecer devido ao estreitamento das artérias, dificultando a passagem do sangue e distribuição pelo corpo.
-
✅ A insuficiência cardíaca não tem cura, mas pode ser controlada com o uso regular de remédios orais e cuidados com a alimentação, além de consultas regulares no cardiologista.
-
🤳🏻📒 Agende sua consulta: https://www.doctoralia.com.br/eduardo-antonio-cotias-de-oliveira/cardiologista-medico-clinico-geral/guacui


             Hoje iremos falar sobre o coração 🤩 

O coração é um importante órgão muscular, formado principalmente por músculo cardíaco, que faz parte do sistema cardiovascular. É esse sistema que garante que o sangue seja transportado para todo o organismo, e o coração exerce importante papel nele, uma vez que atua bombeando o sangue. O bombeamento do sangue é fundamental para que nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células e que os resíduos do metabolismo sejam levados até locais adequados para sua eliminação.

 ❌❌ Você pode agendar sua consulta cardiológica através do link: https://www.doctoralia.com.br/eduardo-antonio-cotias-de-oliveira/cardiologista-medico-clinico-geral/guacui ❌❌
⚠️ ARTROSE – OSTEOARTRITE
-
❌ Você sabe o que é? ❌
-
É a doença articular com maior prevalência, sendo o joelho uma das articulações mais acometidas nos indivíduos com mais de 50 anos. Manifesta-se inicialmente por uma alteração em nível molecular, seguida de alterações anatômicas e fisiológicas que culminam na doença.
Inicialmente se apresenta com dor aos grandes esforços que vai piorando gradativamente até os pequenos esforços; limitação funcional para os movimentos do joelho; inchaços; claudicação com incapacidade para caminhar.
-
Fisioterapia e acupuntura auxiliam no tratamento de osteoartrite do joelho ✅✅
-
📒 Agende sua avaliação 💁🏻‍♀️: http://bit.ly/deborafisioterapeutacartaodigitalsaudeok




Não deixe de seguir nossas redes sociais e acompanhar nossas novidades, dicas de saúde e evolução dos nossos pacientes 😉
Além disso, você também pode entrar em contato conosco através do WhatsApp, para tirar dúvidas e agendar seu horário: (28) 99909-3547 🤳🏻




No Dia Nacional da Saúde nós queremos saber: o que você tem feito pela sua saúde?
Procure estar atento à sua alimentação, sua mente e seu corpo! 





PRATIQUE PILATES! 



Acupuntura

Não só para a dor, a acupuntura é uma forma natural para tratar a ansiedade. Depressão, transtornos de ansiedade e até dependência química encontram na prática da acupuntura uma via alternativa para o cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.






EVOLUÇÃO COM FISIOTERAPIA






EVOLUÇÃO COM FISIOTERAPIA







EVOLUÇÃO COM FISIOTERAPIA

Novidades chegando na Clínica Saúde Ok: Exercícios proprioceptivos para membros inferiores e superiores. 📢📢📢


Para melhor atender aos paciente de Guaçuí e região estamos trazendo equipamentos na área de cinesioterapia, que contribuem para a sua reabilitação. Indicados para pacientes com entorse, fratura de calcâneo, deficiência na marcha, entre outros.

Agende sua avaliação e venha conhecer nossos serviços! 👏😀




A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.
Segundo a BBC, George Michael ,falescido em 25 dezembro de 2016, de insuficiência cardíaca devido a cardiomiopatia dilatada. Esta é uma doença causada pelo crescimento do coração que reduz a sua função de bombear o sangue. Esta patologia causa cansaço e em sua fase mais avançada pode evoluir com edema pulmonar e arritmias graves . A causa mais comum é a etiologia isquêmica , isto é consequente a um infarto do miocárdio prévio, mas pode ser causado por hipertensão arterial não tratada, por infecção,...
Quando a pessoa sente cansaço aos esforços, é um sinal que necessita avaliação cardiológica.

Incontinência urinária 

A incontinência urinária - perda involuntária de urina - é um problema comum e muitas vezes constrangedor. A gravidade varia: em alguns casos, a pessoa não consegue segurar a urina ao fazer esforços como tossir ou espirrar, em outros casos, a vontade de urinar é tão súbita e forte que não dá tempo de chegar a um banheiro.
O médico pode recomendar exercícios para fortalecer os músculos que ajudam a controlar a micção, que são feitos sob a orientação de um fisioterapeuta. Também conhecido como exercícios de Kegel, estas técnicas são especialmente eficazes para a incontinência de esforço, mas pode também ajudar a incontinência de urgência.



Peeling de diamante

O peeling de diamante é um tratamento estético que faz uma esfoliação profunda da pele, retirando as células mortas da camada mais superficial, sendo muito eficiente para retirar as manchas e combater as rugas porque estimula a produção de colágeno e elastina, que são fundamentais para manter a pele firme e uniforme.

Tratamento de pele para o inverno

Depois de passar o verão ao sol, despreocupadamente, médicos e pacientes preferem o outono e inverno para fazer tratamentos estéticos. Com dias mais curtos e escuros, essa é a época ideal para quem quer tentar um procedimento estético drástico, principalmente os que removem camadas superficiais da pele, pois a boa recuperação destas intervenções exige o mínimo possível de exposição ao sol.
Alguns dos procedimentos indicados para o inverno são: peelings químicos, luz intensa pulsada, microdermoabrasão / peeling de diamante, radiofrequência e infravermelho, ácido hialurônico, aplicação de Botox, entre outros. Na Clínica Saúde Ok são realizadas algumas dessas técnicas. 

As gorduras causam riscos em nosso organismo , mas sua restrição completa nos faz falta, deixando-nos sem energia.

Então qual gordura ingerir?

As gorduras contidas na castanha do Pará, amêndoas, nozes, pistache e macadâmias, além do abacate e coco, são saudáveis. Além de possuir rico valor nutritivo, diminui o índice glicêmico dos alimentos, isto é, quando ingerida junto com massas e açucares, reduz a velocidade de absorção da glicose, dando um tempo maior ao organismo para que ele possa usá-la como fonte energética ao invés de guardá-la na forma de gordura.

Talvez a melhor gordura para ingerirmos seja o Omega 3, que está presente em grande quantidade em nosso cérebro.Ele tem uma ótima ação inflamatória além de reduzir o risco de sofremos um infarto ou derrame, mesmo sem a redução dos níveis de colesterol. Para que ele posso ter sua ação é necessário a ingestão de pelo menos 2 a 3 cápsulas, preferencialmente a noite.

Alimentos ricos em gordura animal ou frituras são prejudiciais ao nosso organismo. Uma boa alimentação associada à atividade física regular pode prevenir muitas doenças.

A importância da atividade física para nossa saúde

O exercício mais indicado para queimarmos a gordurinha tão indesejada é o intermitente.
Nele devemos realizar um esforço físico de alta intensidade como: corrida por 2 minutos e alternamos com 1 minuto de repouso ou caminhada leve. Este exercício deverá ser realizado por mais 7 vezes para que possamos continuar queimando caloria, mesmo após o seu término.
A caminhada não necessita de avaliação minuciosa, mas o exercício de alta intensidade deve ser realizado após consulta ao cardiologista, que quando indicado, solicitará o teste ergométrico que afastará a possibilidade de obstrução na artéria que irriga o coração.
Este teste é realizado em uma esteira que vai aumentando sua inclinação e velocidade com a finalidade de acelerar o seu coração e assim analisar seu funcionamento durante o esforço.

Com esta medida, você fará uma atividade física com mais segurança que levará a uma vida mais leve e com a qualidade que você merece.

04 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer 

O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema. A data cria oportunidade para disseminar informação e estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o mundo.
O tratamento contra o câncer pode provocar a sensação de fadiga e perda da força muscular, chamada pelos especialistas de astenia. Outro problema decorrente do tratamento é a depressão, comum em pessoas acometidas pela doença. Para amenizar esses efeitos negativos, a depender das condições do paciente, a atividade física é recomendada, mas deve ser feita com orientação médica.
O pilates, atividade considerada de baixo impacto e com grande capacidade de adaptação para as necessidades e habilidades de cada paciente, aparece como alternativa aos que estão em tratamento contra o câncer.
Com o passar dos anos, há diminuição de importantes capacidades funcionais como perda de equilíbrio, músculos enfraquecidos, diminuição da resistência e dificuldade para realizar atividades cotidianas. Tudo isso associado a falta de exercícios gera dor em articulações e músculos, cansaço, etc.
O Pilates entra na vida do idoso para que a velhice possa ser saudável e ativa. Um dos pontos positivos do Pilates para o idoso é que as aulas são de baixo impacto e supervisionadas por um fisioterapeuta.
Entre os benefícios do Pilates para os idosos estão:
Aumento da flexibilidade muscular;
Melhora a mobilidade das articulações;
Melhora o equilíbrio e coordenação motora;
Fortalecimento muscular;
Melhora da capacidade respiratória;
Alívio de dores musculares e nas articulações;
Correção postural.

Postura correta para crianças

Sentar de qualquer jeito, com as costas encurvadas, ombros caídos, cabeça torta, isto é o que estamos presenciando no dia a dia no ambiente escolar. Cuidar da postura das crianças na escola não é uma tarefa fácil. Uma postura largada, desleixada é muito comum e totalmente corrigível com orientações dos pais, mães e por professores em sala de aula, porém quando a criança tem uma alteração estrutural adquiridas e hereditárias como por exemplo uma escoliose (desvio lateral da coluna) entre outros problemas, devemos procurar profissionais da área da saúde para uma boa avaliação e conduta.Quanta a maneira correta de sentar, a criança deve evitar escorregar na cadeira, o correto é sentar-se sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), com as costas retas, bumbum próximo ao encosto e pés apoiados no chão. Quando há atividades no chão procure ficar na posição de índio, não deixe as crianças sentarem fazendo uma rotação interna do quadril e rotação interna de joelho (quando a perna, em relação ao quadril, se dirige para fora), isso prejudica as duas articulações (quadril e joelho), pois promove uma força resultante que pode danificar a cartilagem dos mesmos.

  


Microagulhamento

Apesar de ser mais comum nos adolescentes, a acne não é um problema exclusivo deles – atualmente existe também a acne da mulher adulta, que ocorre pelo estímulo hormonal da glândula. O problema acontece porque essas glândulas ficam sensíveis à testosterona circulante e produzem mais oleosidade, aumentando a acne, principalmente na região do queixo. Em caso de marcas e cicatrizes pós-acne, existem alguns tratamentos que podem ajudar – um deles é o microagulhamento, que estimula o colágeno e atinge áreas mais profundas da pele. 

Mal súbito 

Pessoas que perdem transitoriamente o nível de consciência, mais conhecido como desmaio. As causas são variadas, desde hipoglicemia que é queda da glicose (açúcar) no sangue, até arritmias complexas. A hipoglicemia ocorre em pessoas sensíveis que ao ingerir grande quantidades de carboidratos (massas) ou doces, liberam uma quantidade excessiva de insulina, que coloca o glicose circulante e continua reduzindo mais do que deveria, baixando seus níveis até se tornar crítico, e como o cérebro necessitas de glicose para se manter ele nos apaga, promovendo o desmaio. Outra causa é conhecida como síndrome vaso vagal, onde o indivíduo que permanece em pé por períodos prolongados de tempo, em lugares abafados ou no tumulto, estimula a liberação de adrenalina que é liberada em situações de stress que por sua vez aciona um mecanismo de freio do organismo chamado de sistema vagal, que reduz a pressão e a frequência cardíaca de forma súbita provocando a síncope. A causa mais temida são as arritmias cardíacas, que podem estar associadas ou não as doenças cardiovasculares como angina ou infarto. As arritmias são alterações do ritmo do coração que podem fazê-lo bater muito lentamente ou acelerar demais. Nos 2 casos o coração não consegue ejetar de forma adequada o sangue para o cérebro que nos faz desmaiar para que o pouco sangue em circulação chegue nele de forma efetiva. Em caso de mal súbito ou desmaio procure o cardiologista para investigação da causa e assim traçar o melhor tratamento possível.


Esta semana foi destaque da imprensa internacional a lei antitabagismo na China, onde mais de 1 milhão de pessoas morrem por causa do hábito de fumar. No Brasil a mortalidade ligada ao cigarro gira em torno de 200 mil pessoas/ano.
O cigarro lesa a camada interna dos vasos sanguíneos permitindo a entrada de colesterol no seu interior formando uma placa. Esta placa pode romper dando a formação de um trombo (coagulo) que impede a passagem de sangue. Se a artéria acometida for no coração, dará um infarto agudo do miocárdio, se for no cérebro, será um AVE (acidente vascular encefálico) mais conhecido como derrame, se for nas artérias de membros inferiores pode causar nos casos mais extremos a isquemia com perda de dedos ou até da perna.
Além das doenças cardiovasculares, o cigarro destrói os alvéolos, que é uma unidade pulmonar onde ocorre a troca de oxigênio do ar para nossa circulação. Com isso pode gerar doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), provocando falta de ar nos pequenos esforços ou até mesmo em repouso.
Talvez a doença mais preocupante seja o surgimento do câncer. O câncer mais comum relacionado com o tabagismo é o de pulmão. Vários tipos de câncer estão relacionados com hábitos de fumar, são eles: boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero.
O cigarro pode levar a má formação fetal e alguns casos provocar até mesmo o aborto. 
A impotência masculina também se relaciona com o tabagismo pela obstrução dos vasos penianos.

O cigarro contém nicotina e outras substâncias viciantes, mas com força de vontade e a ajuda de um médico, pode se vencer esta batalha tão difícil, e adquirimos uma vida melhor.

 

O frio está chegando e com ele o aumento da pressão arterial. Porque isto acontece?
Já reparou que na época do calor nossas veias ficam mais evidentes? Isto ocorre devido à necessidade do nosso organismo em perder calor, mantendo a nossa temperatura corporal. Neste período é comum o aparecimento de edema (inchaço) das nossas pernas, exatamente por dilatação das veias, que permitem o extravasamento da parte liquida do sangue para o tecido subcutâneo (abaixo da pele).
No frio acontece o oposto, os vasos sanguíneos se contraem para não perdemos calor para o meio externo. Com a diminuição do diâmetro dos vasos, a pressão tende a subir. Se este aumento não ultrapassar 140/90 mmHg (ou como é mais conhecida: 14 por 9), não há problema. Mas caso isto ocorra, é necessário acompanhamento médico, para o controle pressórico.
A hipertensão arterial é uma doença muito prevalente em todo mundo podendo atingir até 70% da população acima dos 40 anos de idade. A hipertensão em sua maioria é de origem idiopática, isto é, não se sabe ao certo sua causa. 
Não é o coração que faz com que a pressão suba, ele sofre com sua elevação. Inicialmente ele fica mais forte hipertrofiado, mas senão tratar a hipertensão, ele pode se tornar dilatado e apresentar dificuldades para realizar sua função de bombear o sangue.
A hipertensão causa lesão no revestimento do vaso sanguíneo chamado endotélio, permitindo a entrada do colesterol em sua parede aumentando a chances de ocorrer doenças cardiovasculares como infarto e derrame(AVC).

A hipertensão tem cura e sim controle. É necessário fazer o uso contínuo de medicação para mantê-la sobre controle e realizar acompanhamento periódico com o cardiologista. 


Disfunção da ATM
É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DATM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.
Tratamento fisioterápico: com acupuntura e exercícios específicos na articulação.

 

Cansaço
A sensação de cansaço geralmente surge após a agitação do dia a dia, do excesso de estresse, consumindo nossos neurotransmissores e neste caso o mais atingido é a dopamina. Esta substancia produzida pelas nossas células cerebrais tem como função melhorar a nossa disposição e nosso ânimo e sua falta causa cansaço, diminuição da libido e indisposição podendo ser confundido com “preguiça”.
Além disso, existem doenças que podem estar associadas com cansaço como a anemia e o hipotiroidismo. Na anemia há uma redução nas células que transportam o oxigênio, gerando menos energia em nossos órgãos nos dando a sensação de cansaço. No hipotiroidismo a tireoide, glândula localizada em nosso pescoço, produz menos hormônio, que tem como função acelerar as reações produzidas em nosso organismo, tornando-o mais lento.
Em alguns casos, o cansaço pode apresentar-se durante a realização de esforço físico. Esta “falta de ar” pode ser sinal de um aumento no tamanho do coração cuja função esta comprometida. O coração é uma bomba que ejeta sangue para os órgãos através de um sistema circulatório. Quando não consegue realizar esta função, o sangue que recebeu oxigênio nos pulmões não consegue ser impulsionado pelo coração, acumulando no pulmão causando cansaço respiratório.
Cada caso deverá ser avaliado individualmente para que possamos realizar o diagnóstico e traçar o melhor tratamento.

 

 

Desmaios
As “ vídeo-cassetadas” do Domingão do Faustão mostraram vários episódios de noivos desmaiando no altar. Este tipo de desmaio geralmente ocorre devido a uma queda brusca de pressão arterial que pode estar acompanhada por redução em nossa freqüência cardíaca. Quando existe um excesso de adrenalina (hormônio liberado pelo estresse) há necessidade da ativação de um sistema de freio, chamado de parassimpático ou sistema vagal, para que esta adrenalina não fique agindo por muito tempo acelerando o nosso coração. Quando a resposta parassimpática é exagerada promove uma queda brusca da nossa pressão arterial causando a síncope vaso vagal.
Esta situação também pode acontecer quando ficamos em lugares com muita aglomeração de pessoas ou também ao permanecemos de pé por um período prolongado de tempo, principalmente quando estamos pouco hidratados.
Vinho e chocolate 
Esta combinação além de deliciosa é muito saudável se ingerida moderadamente. Estudos realizados na “Cleveland Clinic” nos Estados Unidos mostraram o benefício do chocolate na redução de doenças cardiovasculares (infarto e AVC). Isso se deve a presença de flavonoide, substância encontrada em frutas, flores e vegetais, que auxilia na proteção de toxinas ambientais. No ser humano os flavonoides têm ação antioxidante. Os antioxidantes protegem as células do corpo contra a ação dos radicais livres. 
Quando respiramos uma pequena parcela do oxigênio inalado se transforma em radicais livres que tem como função ajudar no combate de infecção, mas em grande quantidade, podem lesar nossos tecidos e células. Fatores ambientais como poluição, tabagismo, frituras e alguns tipos de comidas industrializadas, aumentam muito a produção de radicais livres no nosso corpo. Um exemplo de seu malefício é a oxidação do colesterol que será depositado em nossos vasos sanguíneos, provocando sua obstrução e conseqüente aumento de risco de infarto e derrame. 
Nem todo chocolate é saudável, depende de como ele é processado e quanto maior for a sua concentração de cacau , assim como o menor índice de gordura. Uma boa combinação é sua associação com castanhas, que diminuem a velocidade de absorção do açúcar pelo organismo.
A redução da incidência de doenças do coração em países onde culturalmente se consome vinho de forma moderada chamou atenção dos pesquisadores. A uva para se proteger dos fatores ambientais como pragas e agrotóxicos desenvolveu uma substância chamada resveratrol, que é encontrada em sua casca como forma de barreira contra agressões e em sua semente para proteção de sua carga genética. Muito se estuda sobre o resveratrol e seus benéficos em nosso organismo. Além de seu efeito antioxidante que previne doenças cardiovasculares e doenças cerebrais degenerativas como Alzhemer, também pode atuar na prevenção em alguns tipos de câncer, como de mama e próstata. 
Talvez doenças graves possam ser evitadas com uma boa alimentação, atividade física e redução do estresse. Devemos incluir hábitos saudáveis em nossa rotina diária e assim viver melhor.

 

Terapia da mão
Aplica as técnicas de terapia física em pacientes com acometimentos de membros superiores. Utiliza a cinesioterapia (terapia através de exercícios), órteses, orientação de proteção articular, adaptações e conservação de energia do membro superior. Pode também utilizar meios físicos como a parafina e o turbilhão que auxiliam no relaxamento muscular facilitando o movimento de um segmento.

 

 
 
 
Qual a relação de dores nas pernas e o aumento da chance de ter um infarto?
Quando uma pessoa tem dores na panturrilha (“batata da perna”) durante a caminhada e que melhora com o repouso, pode ser um sinal de insuficiência arterial periférica, isto é, obstrução das artérias dos membros inferiores.
A doença aterosclerótica, responsável pela obstrução dos vasos sanguíneos, normalmente não acomete somente um segmento, por exemplo, as artérias das pernas, pode também acometer carótidas (artérias que levam sangue para o cérebro), coronárias (artérias do coração) entre outras.
Atividade física, dieta balanceada e visita anual ao cardiologista podem prevenir o tão temido infarto do miocárdio.

 

A obesidade e suas consequências em nossa saúde
Todos nós sabemos que devemos controlar o nosso peso, mas as tentações não permitem que consigamos fazer uma dieta adequada. Culturalmente, as confraternizações entre amigos exigem comida e bebida. Desde a infância, existe um estimulo oral sempre que o bebê chora é colocada chupeta ou mamadeira, então nosso cérebro incorporou que para livrarmos de nossos problemas necessitamos de ingerir algo. Além desses estímulos “engordativos”, ainda temos preguiça para a prática de atividade física, tão importante para nossa saúde. Um caminho para conseguirmos fazer dieta e atividade física é modular nossos neurotransmissores. O aumento da serotonina nos trará felicidade, do GABA nos proporcionará tranquilidade e da dopamina nos dará ânimo. A guerra contra balança não é fácil, porém devemos vencer uma batalha de cada vez.

 

No verão, época de altas temperaturas, é comum chegar ao final da tarde com as pernas inchadas, que percebemos ao retirar as meias e verificar que elas deixaram as suas marcas. Por que isso acontece? O nosso organismo é perfeito e por isso, dilata nossas veias, tornando as mais aparentes para que haja troca do calor da superfície da nossa pele com o meio externo e assim reduzir nossa temperatura. Só que ao se dilatar aumenta a sua permeabilidade, ou seja, permite que parte do líquido do sangue extravase para a pele, ocasionando o edema (inchaço). Se este edema for leve e só aparecer no final do dia não se preocupe, mas se acontecer pela manhã, ou persistir nos dias frios pode ser um sinal de algum problema. Para os pacientes que fazem uso de medicações para o tratamento de hipertensão, pode ser justificado pelo uso de algum de seus remédios. Existem outras causas de edema, como aquelas provocadas por doenças renais, da tireoide ou do coração, que serão identificadas e tratadas pelo médico. 

Obesidade
A obesidade atinge cada vez mais pessoas no Brasil e no Mundo, e com ela o aumento de doenças como infarto, derrame e diabetes. Estudos mostram que além do apetite exagerado a ansiedade e o estresse são responsáveis por esses quilos a mais. O estresse provoca aumento do cortisol, hormônio que retém sal e água aliado ao aumento da gordura do tronco e abdome, além de destruir a flora bacteriana, permitindo que as bactérias más se alimentem do triptofano (aminoácido que serve de matéria prima para a formação de serotonina) A serotonina é uma substância cerebral responsável por gerar felicidade....Quimicamente, o estresse acaba com a sua felicidade! Existem mecanismos para controlar a ansiedade reduzindo a vontade de comer. Dieta balanceada, atividade física associada a acompanhamento médico podem fazer perder peso e melhorar sua qualidade de vida. 

 

Pílula da refeição imaginária
Uma pílula que enganaria o cérebro, mataria a fome e ainda te ajudaria a perder uns quilos.
Seria essa a solução para o emagrecimento?
Não existe tratamento mágico para reduzir o peso!
A obesidade é uma patologia multifatorial e é preciso você agir em seus diversos mecanismos: aumentando a saciedade, reduzindo o apetite, acelerando o metabolismo (reações que acontecem em nosso organismo “queimando” calorias) e modulando os neurotransmissores (substâncias produzidas pelo nosso cérebro responsáveis pelo prazer, ânimo, felicidade e tranqüilidade).
Não existe uma medicação única para todos que querem perder uns quilinhos. O tratamento deve ser individualizado de acordo com a necessidade de cada um. E lembre-se: não há conquista sem esforço, deve-se sempre associar a hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.

 

Carteiras, celulares ou chaves no bolso de trás
Se você faz isso, então pare e pense um pouco… Você pode estar causando um serio problema em sua coluna que possivelmente ainda não se deu conta.
Quando você senta em cima da carteira ou qualquer outro objeto que esteja dentro de seus bolsos, por prolongadas horas diárias, isso acaba comprimindo o nervo ciático, levando a Síndrome do Piriforme. Consequentemente essa síndrome leva a dores no trajeto do nervo ciático (principalmente nágedas), a dores lombares e possíveis desconfortos nos membros inferiores.

 

Cuidados para evitar diabete

Além da genética, a obesidade é o fator de risco mais importante para desenvolver esta doença que aumenta a chance de infarto, derrame, doença dos rins e da circulação.
A redução na ingestão de massas, pão e doces, aliada a associação de castanha do pará, amêndoa, nozes, pistache ou macadâmia antes da ingestão de frutas, reduz o índice glicêmico dos alimentos, auxiliando na perda de peso além de evitar a diabete.
Cuidado com excesso de adoçante, pois pode predispor a diabete! Dê preferência aos que tem em sua composição sucralose e intercale com uso do açúcar mascavo.
O uso de termogênicos (substâncias que aumentam o metabolismo e o gasto energético) podem auxiliar na perda de peso, mas podem induzir arritmia. Devem ser prescrito por médico após avaliação individual.

 

Os efeitos nocivos dos ansiolíticos (benzodiazepínicos) sobre o cérebro.
Segundo pesquisadores britânicos, o uso de medicações como lexotan, rivotril e frontal podem aumentar até 51% a incidência do Alzheimer. Apesar do estudo ainda estar em andamento, serve de alerta para o uso disseminado destas medicações. A prática de atividade física, dança, ioga podem servir como terapias adjuvantes para combater o estresse. Quando estas medidas não funcionam, existem formas de modular nossos neurotransmissores (substancias produzidas pela nossas células cerebrais responsáveis pelo prazer, ânimo e tranqüilidade) utilizando substâncias naturais com efeito satisfatório, deixando o uso dos benzodiazepínicos para casos mais complicados.

 

Adoçantes artificiais
Estudo científico diz que adoçantes artificiais podem causar diabetes
Em vez de diminuir, adoçante pode aumentar o nível de açúcar no sangue. 
Outros estudos mostram que os adoçantes são seguros para o consumo.
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature mostra que os adoçantes artificiais como aspartame, sucralose e sacarina podem aumentar o nível de açúcar no sangue em vez de diminuir. 
Segundo o estudo, os adoçantes acabam alterando a maneira como o corpo absorve o açúcar presente naturalmente nas comidas. A razão mais provável para isso - dizem os cientistas - é a mudança que os adoçantes causam nas bactérias do intestino.
A mudança no metabolismo pode levar à obesidade e o aumento repentino no nível de glicose, o que eleva o risco de diabetes do tipo dois.
É preciso tomar cuidado com essas conclusões, porque a pesquisa é preliminar e vários outros estudos também mostram que os adoçantes são seguros para o consumo.Retirado do jornal Hoje(Edição do dia 18/09/2014).
A melhor forma para controle de peso é redução dos carboidratos principalmente os simples( pão ,massas, biscoitos, angu, doces, etc), o aumento da ingestão de gorduras saudáveis  principalmente as oleaginosas como castanha do Pará, macadâmia, nozes, pitasche e nozes além da dieta a base proteína magra, sempre associada atividade física.
Para aqueles que sentem necessidade de comer doces ou massas, deverão ser submetidos a avaliação médica.

 

Como reconhecer a escoliose

A escoliose é uma doença que pode provocar graves deformidades na coluna. Identificar os sinais antecipa o tratamento. Procure um ortopedista para uma avaliação e a Fisioterapia para a orientação postural.

Escoliose é uma deformidade na coluna que geralmente se desenvolve durante a infância. A academia Americana de Ortopedia indica seis formas de reconhecer a doença, que devem ser monitoradas a partir dos oito anos de idade:

 Ombros que aparecem desiguais;

• Omoplatas proeminentes;
• Cintura desigual;
• Quadris elevados;
• Postura caracterizada por se inclinar para um lado.

 

A caminhada é uma ótima atividade para queimar calorias e emagrecer. Mas antes de começar a dar os primeiros passos, é importante fazer pequenos ajustes na forma como você anda. Isso pode potencializar os efeitos do exercício e, de quebra, minimizar a probabilidade de contusões.
1. Cabeça. Como na corrida, olhe sempre para o horizonte. Isso evita dores no pescoço e nos ombros.
2. Braços. Deixe-os semiflexionados. O método também vale para a corrida.
3. Abdômen. Procure mantê-lo contraído, porém não travado.
4. Passada. A caminhada esportiva, que traz benefícios extras, é mais veloz do que a adotada ao visitarmos o shopping, por exemplo. Mas não eleve a velocidade aumentando o tamanho da passada, e sim acelerando o ritmo de cada passo dado. Caso contrário, surge o risco de dolorosas lesões.