Acupuntura

ACUPUNTURA (Formada pela Associação Brasileira de Acupuntura RJ)
A acupuntura emprega agulhas que, introduzidas em pontos específicos do corpo, provocam aumento (quando deficiente) ou diminuição (se excessiva) da energia local, normalizando-a. A acupuntura é indicada para pessoas de todas as idades e tem como finalidade à prevenção e a cura de doenças, principalmente funcionais, como distúrbios hormonais, tensão pré-menstrual, dores e estresse.

 

AGULHAS DE ACUPUNTURA
A agulha de acupuntura possui duas partes – o cabo e a lâmina.  A lâmina forma o corpo da agulha propriamente dito, sendo um filamento metálico duro e polido com a ponta afilada para possibilitar a aplicação. As agulhas são classificadas conforme a largura e o comprimento da lâmina, a ponta é sempre igual e o formato do cabo é secundário, variando conforme a procedência.

O calibre das agulhas é indicado em frações de milímetros. O usual é dividir as agulhas em finas, médias e grossas.

  • finas até 0,20 mm;

  • médias em torno de 0,25 mm;

  • grossas de 0,30 mm ou mais.

As agulhas podem ser curta, médias, longas e extra-longas, conforme o comprimento da lâmina (indicado em milimetros ou cun):

  • curtas - a lâmina mede até 15 ou 20 mm (1/2 cun);

  • médias - cerca de 25 mm a 30 mm (1 cun);

  • longas - 40 mm a 50 mm (1,5 cun a 2 cun);

  • extra-longas - 60 a 70 mm (3 cun) ou maior.

É usual indicar primeiro o calibre e a seguir o comprimento. A referência 0,25 x 40 mm, por exemplo, indica uma agulha de calibre 0.25 mm e comprimento 40 mm . É uma agulha longa de calibre médio. Nesse comprimento é usual haver também os calibres fino (0,20x40mm) e grosso (0,30x40mm).

Há acupuntores que trabalham com apenas um modelo de agulha, mas o melhor é possuir um conjunto variado que permita escolher a agulha mais adequada caso a caso. Para a face, por exemplo, é melhor usar agulhas finas (de comprimento curto ou médio); para inserção profunda em músculos se escolhem as agulhas de calibre médio ou grosso e de comprimento longo (ou extra-longo para músculos volumosos), etc.